Quitanda da Leitura


Criado em março de 2011, o Quitanda da Leitura tem, como objetivo central, promover a circulação de livros no município de Cachoeirinha. O projeto recebe doações de inúmeros parceiros, e os destina a outros projetos e espaços de leitura da cidade, faz trocas com leitores interessados e abastece, diariamente, a estante da Parada da Leitura (parada de ônibus 51 da Av. Flores da Cunha). Seu mote é: “Os livros têm de circular!”.

História

O projeto Quitanda da Leitura surgiu, no começo de 2011, como desdobramento de uma ação que já vinha sendo desenvolvida, há alguns anos, no município de Cachoeirinha, no RS, pela jornalista e produtora cultural Sônia Zanchetta.

Determinada a colaborar para a construção de uma cidade mais leitora, Sônia havia adquirido o hábito de doar ou trocar livros de sua biblioteca que não pretendia ler ou reler. Logo, familiares, amigos e outros parceiros passaram a lhe encaminhar doações, para que pudesse potencializar esse trabalho.

Nessa nova etapa, surgiu o Quitanda, que passou, também, a apoiar outros projetos e espaços de leitura da cidade, tendo como mote “Os livros têm de circular”.

Mas o livros não paravam de chegar, e era preciso encontrar uma forma de fazê-los chegar às mãos de mais leitores. Então, Sônia propôs à escritora e contadora de histórias Rosane Castro que a acompanhasse, no domingo seguinte (dia 11 de março), ao Parcão da Paz Ignácio Aloysio Herbert, onde pretendia levar algumas cestas de livros para distribuir ao público.

E Rosane teve a ideia de que, em vez disso, realizassem um Piquenique da Leitura, em que os livros fossem espalhados, sobre uma toalha de mesa estendida sobre a grama, para que cada pessoa pudesse escolher o que lhe apetecesse.

O que era para ser uma ação pontual acabou conquistando alguns parceiros, o que permitiu que o Piquenique se repetisse, no mesmo local, todos os domingos de sol, durante quatro anos, e inspirou dezenas de iniciativas similares em outros municípios do Estado e do País.

Atualmente, o Piquenique ocorre, sem periodicidade certa, em eventos da cidade, tendo em vista o compromisso do Quitanda de abastecer diariamente, com dezenas de livros, a estante da Parada da Leitura, outro projeto a que deu origem.

Em novembro de 2013, o Quitanda da Leitura foi um dos projetos premiados pelo Concurso Mais Cultura/Pontos de Leitura, do Ministério da Cultura e, em junho de 2020, passou à responsabilidade do Instituto Cultural e Social Ágora.

JUNTE-SE À NOSSA REDE

Como colaborar?

Faça uma doação

Sua doação possibilita que nossos projetos e atividades cheguem a mais gente.

Doe agora

Seja um voluntário

Junte-se a nossa rede! Seja um voluntário, contribuindo com seu tempo e seu talento, e inspire outros a fazerem o mesmo.

Saiba mais

Seja um associado

Os associados participam coletivamente da construção e desenvolvimento dos projetos do instituto, além de se envolverem na tomada de decisões.

Saiba mais

Contato

Rua Anita Garibaldi, 185
Vila Márcia - Cachoeirinha
CEP 94930-060
RS - Brasil

© 2021 Instituto Cultural e Social Ágora . Todos os direitos reservados. Site desenvolvido por Nido Interactive.