Projeto Nossa Comunidade Lê
A ideia inicial da Escola Municipal Maria Fausta Teixeira era realizar um projeto de leitura de 80h, para compensar a carga horária perdida devido ao isolamento social decretado pela pandemia da covid-19.
Mas, em reuniões com a equipe da Biblioteca Comunitária Sol e Lua, cuja entidade mantenedora é o Instituto Cultural e Social Ágora, surgiu um projeto bem mais amplo, ao qual se decidiu denominar Nossa Comunidade Lê, pois ficou definido que um de seus objetivos seria incentivar os alunos a que atuassem como agentes da leitura em suas casas.
A seguir, o Instituto destinou 350 livros novos de literatura, recebidos do Itaú Social, do Banco de Livros/Fundação Gaúcha de Bancos Sociais, de editoras, autores e leitores parceiros a alunos, professores e outros servidores da escola, para serem lidos no âmbito do projeto.
O Nossa Comunidade Lê foi lançado em 23 de abril de 2021, para marcar a passagem do Dia Mundial do Livro e do Direito do Autor, com formação on-line da professora Ana Paula Cecato para os professores dos anos iniciais da escola, cujos alunos leriam A visita, de Antje Damm, publicado no Brasil pela Companhia das Letras. Dias depois, Marlene de Jesus Nunes e Drica Lopes, da equipe da Biblioteca Comunitária, fizeram mediação de leitura on-line do livro para esses alunos.